Quanta bicicleta....Milhares espalhadas pelas ruas...Tem mais bike do que carro..Na maioria das vezes o pessoal anda de moto sem capacete mesmo...E como diz o título do tópico, aqui é tudo legalize...Pessoa fumando na rua, em bares, restaurantes...Que beleza...E não tem assalto, não tem briga. Tudo na mais santa paz .
Acordei 7:30, arrumei umas coisas no quarto e peguei o tram 2 para a Museumplein. Lá era o ponto de partida do meu passeio de hoje, e onde fica a 'monumento' I AMSTERDAM '.
(Como o próprio nome já diz é a praça onde se concentra grande parte dos museus da cidade. Rijksmuseum, Vincent van Goghmuseum e o Stedeljik Museum. E também tem o Vondelpark um pouco mais pra frente.)
De lá saiem excursões para todos os lugares, bem bacana. A minha foi para Windmills e Edam, que é mais ou menos perto de Amsterdam. Um ônibus com poucas pessoas, umas 20 eu acho. Uma guia bem legal, falava várias línguas e explicava bem as coisas. Antes mesmo e chegar no destino ela já ia falando sobre pontos interessantes no caminho.
Ah...Antes de continuar a história de hoje, esqueci de falar sobre a ida de Londres para Bruxelas e Bruxelas pra Amsterdam. Ontem falei sobre o trem, sobre meu atraso e tudo mais. Só que o caminho de Bruxelas para Amsterdam é muuito bonito. Vastos campos, tradicionais casinhas com telhados em V invertido...Vacas...Muitas vacas. A guia disse que a holanda tem mais ou menos 2milhões de vacas e que cada uma dá +- 30litros de leite por dia. Essa informação mudou a vida de vocês, né? Adivinhem como estava o cheiro do trem de bruxelas para amsterdam...Vou dar uma dica...Ele tinha vindo de Paris.
Agora, voltando ao passeio de hoje. Fomos para a vila de Zaanse Schans com as tradionais casas de madeira verde. Tinha por volta de 700 moinhos em uso durante o séculos 18, mas agora só 5 estão em funcionamento e eu fui em um deles. Era um moinho que tira óleo de amendoim? Esqueci da onde vinha o óleo. Deve ser alguma coisa assim... Visitei também uma fábrica e loja daqueles tamancos tradicionais daqui. Bem legal, teve até uma demonstração de como ele é feito. Também passamos por um fábrica de queijo e vimos todo o processo de fabricação e armazenagem...Bem legal mesmo. Ia comprar um queijo, mas não sei se ia durar até a volta. Fica pra próxima. Se nós, brasileiros, ganhássemos em Euro, ia ser bom demais. Eu pelo menos achei as coisas bem baratas na maioria das cidades que fui até agora. Duas águas de 1.5L por 0,54 euros (no supermercado, claro). Mc Donald's por 3.95 euros. Se for transformar em real, tudo bem, pode sair um pouco caro, mas pensando nas pessoas que ganham seu salário em euro, eu achei tudo bem em conta. Por enquanto é isso, e olha que isso tudo foi só das 9:30 da manhã até a hora do almoço. Agora to aqui no quarto escrevendo e logo mais vou sair para fazer mais coisas. De novo...É MUITO fácil se perder aqui. Mas por outro é bem fácil se achar.
Não sei se está rolando campeonato ou algo assim, mas a Dam Square estava lotada de pessoas com camisas de futebol , ontem e hoje.
Amanhã tô indo pra Munique. Meu check-out é meio dia e o trem só sai 20:30, eu acho. Vou ficar perambulando pelas ruas por oito longas horas. Deixei para fazer museus e coisas mais demoradas amanhã. Desse jeito as horas, provavelmente, vão passar um pouco mais rápido.
Abraços... Bj pai mãe tia tio avó e todo mundo